Italiano de 24 anos contrai bactéria e morre após participar na Jornada da Juventude
Luca Re Sartù tinha sintomas gripais e chegou a ser assistido em Lisboa. No regresso a Itália, piorou, foi hospitalizado e sofreu uma paragem cardíaca. Apesar de estar a aguardar os resultados da autópsia, a família acredita que o jovem terá contraído a bactéria 'staphylococcus' em Portugal.
Corpo do artigo
Um italiano de 24 anos que participou na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em Lisboa, morreu, na passada sexta-feira, depois de ter contraído uma bactéria multirresistente. Luca Re Sartù começou a ter sintomas gripais ainda em território português e chegou a receber assistência médica, mas o cansaço extremo e a febre persistiram.
No regresso a Itália, a 9 de agosto, foi levado para as urgências do hospital Mater Domini, em Castellanza, sendo depois transportado para o hospital Brianza e ainda para o San Gerardo, em Monza, onde acabaria por morrer.
"Acreditamos que ele contraiu a bactéria 'staphylococcus' em Lisboa", revelou o pai de Luca, Francesco Re Sartù, citado pelo jornal "La Prealpina", embora a família ainda esteja à espera do resultado da autópsia.
O jovem teve uma paragem cardíaca na quinta-feira e, percebendo a gravidade da situação, a equipa médica decidiu transferi-lo para a unidade coronária do Monza, "mas ele nunca recuperou".
A infeção causada pela bactéria terá evoluído para uma septicemia, levando à falência generalizada dos órgãos.
Luca passou os últimos momentos na companhia da família. Segundo descreve Francesco, o jovem era muito ligado aos pais, aos amigos e à paróquia, onde dava catequese.