O milionário russo Anatoly Evsyukov morreu, no sábado, juntamente com a mulher Anna, num acidente de jato privado numa área remota do Afeganistão.
Corpo do artigo
Fontes de segurança russas disseram que Anatoly Evsyukov, de 65 anos, estava entre as seis pessoas a bordo da aeronave Dassault Falcon 10 quando saiu do radar, por volta das 19 horas locais, no sábado, antes de cair no distrito de Kuf Ab, na província de Badakhshan, nordeste do Afeganistão, de acordo com o canal do Telegram Agentstvo.
Segundo o jornal controlado pelo Kremlin "Izvestia", a mulher de Evsyukov, Anna, também estava a bordo da aeronave. O casal estava de férias na Tailândia quando a mulher ficou gravemente doente, o que fez com que regressassem à Rússia para procurar tratamento.
Antes de chegar ao país, porém, o avião despenhou-se. O casal morreu no acidente, mas as restantes quatro pessoas a bordo sobreviveram, segundo a Agência Federal de Transporte Aéreo da Rússia, citando relatórios da embaixada da Rússia no Afeganistão.
Falha no motor
Quando o avião entrou no Tajiquistão, a tripulação relatou um nível baixo de combustível devido a um vento contrário e decidiu aterrar num aeródromo na capital do Tajiquistão, Dushanbe, segundo o jornal "Izvestia".
Já a agência de notícias estatal russa TASS adiantou que o avião caiu devido a uma falha dupla no motor. O Comité de Investigação da Rússia abriu um processo criminal para investigar se as regras de segurança foram violadas.
Trabalho no desenvolvimento da economia local
Evsyukov era natural de Volgodonsk, na região de Rostov, onde abriu centros comerciais e, em 2014, recebeu um prémio do governador regional nomeado por Putin pelo seu trabalho no desenvolvimento da economia local. Era dono de três mercados em Volgodonsk e, de acordo com a imprensa local, também ordenou a construção de um complexo comercial com cerca de 14,6 quilómetros quadrados.