A agência secreta alemã escutou "acidentalmente" conversas telefónicas do secretário de Estado norte-americano, John Kerry, e espia a Turquia desde 2009, noticiou, este sábado, a revista alemã Der Spiegel.
Corpo do artigo
Segundo a revista, os serviços secretos BND intercetaram "acidentalmente", em 2013, conversas de John Kerry em que discutia a tensão no Médio Oriente.
As relações entre os dois países estavam tensas desde o ano passado, quando Edward Snowden revelou que Washington tinha levado a cabo uma intensa operação de espionagem na Alemanha, incluindo escutas à chanceler Angela Merkel.
A polémica reavivou-se no mês passado, quando dois alegados agentes alemães que trabalhavam para os serviços secretos norte-americanos foram desmascarados.
Segundo o semnário alemão, a BND também anda a espiar a Turquia desde 2009 e, apesar de o Governo alemão rever o programa de espionagem de quatro em quatro anos, não modificou as prioridades depois do escândalo sobre a espionagem norte-americana.
As revelações agora feitas pela revista Der Spiegel surgem depois de ter sido divulgado que os serviços secretos alemães tinham escutado chamadas telefónicas da antiga chefe da diplomacia norte-americana Hillary Clinton.