O jornal alemão "Die Welt" avança que a polícia terá prendido o homem errado, estando o verdadeiro autor do ataque de Berlim ainda "armado e à solta". O atentado já foi reivindicado pelo Estado Islâmico.
Corpo do artigo
O requerente de asilo paquistanês de início considerado suspeito de ter cometido o atentado de segunda-feira com um camião em Berlim foi libertado devido à ausência de provas incriminatórias, indicou esta noite o procurador federal alemão.
"A pessoa suspeita (...) foi posta em liberdade no final da tarde por ordem do procurador federal. Os resultados do inquérito não permitiram revelar elementos que confirmassem suspeitas concretas" contra o detido, indicou o procurador em comunicado.
"Os peritos e a polícia científica e técnica não conseguiram estabelecer até ao momento a presença do suspeito na cabina do peso-pesado", acrescentou.
A polícia e a procuradoria federal tinham previamente indicado que este requerente de asilo que chegou à Alemanha no final de 2015 não seria provavelmente o autor do ataque e que um "criminoso perigoso" poderá estar em fuga.
Fonte policial "de patente elevada" disse ao jornal que "o verdadeiro autor está armado e à solta, podendo provocar mais danos".
5562248
"Temos o homem errado", terá dito a referida fonte sobre Naved B, o homem de origem paquistanesa que foi apontado, esta terça-feira de manhã, como o principal suspeito da autoria do ataque que matou 12 pessoas num mercado de Natal, em Berlim.
Oficialmente, a polícia de Berlim diz apenas que não pode confirmar se o detido é o homem que conduzia o camião utilizado como arma deste atentado terrorista. No entanto, pede cautela à população de Berlim, já que o suspeito nega as acusações.
Ainda não há mais pormenores sobre a identidade deste suspeito, de acordo com as agências de notícias internacionais.
5562380
Momentos antes da divulgação desta informação, o ministro do Interior alemão, Thomas de Maizière, tinha anunciado que o homem negava as acusações de que era alvo.
5561494
Esta manhã, o mesmo jornal identificou o alegado autor do "atentado terrorista" como "Naved B", um cidadão paquistanês de 23 anos. O suspeito nascido a 1 de janeiro de 1993, revelava o "Die Welt", terá sido detido a cerca de dois quilómetros do local do ataque, depois de ter sido perseguido por uma testemunha.
Das 48 pessoas que ficaram feridas pelo ataque, 24 já saíram do hospital e já se encontram fora de perigo, confirmou o ministro do Interior, Thomas de Maizière.