Nem tudo são rosas e nem tudo são espinhos quando falamos da aplicação da Inteligência Artificial (IA) ao jornalismo. Os profissionais do setor não fogem ao debate e há pelo menos uma universidade em Espanha que já estuda a fundo as potencialidades e os riscos envolvidos.
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Javier Ramos, reitor da Universidade Rey Juan Carlos (URJC), é um dos oradores do VII Congresso de Editores de Meios de Comunicação Social da União Europeia e América Latina, a decorrer em Madrid. A sua intervenção pretende explicar um projeto de investigação da URJC que muito interessa aos profissionais do meio e, no fim da linha, a todos os consumidores de informação. "Tem como objetivo integrar os recursos de Inteligência Artificial (IA) em todos os nossos processos de gestão, investigação e ensino-aprendizagem. Neste contexto, é prioritário que a nossa Faculdade de Ciências da Comunicação incorpore o mais rapidamente possível as ferramentas de IA nos processos de aprendizagem para formar os futuros jornalistas, para que sejam capazes de fazer um uso proativo e ético. Na nossa Faculdade já estão a ser dados os primeiros passos, por exemplo, com a organização de workshops de aplicação de Inteligência Artificial ao jornalismo", afirmou Javier Ramos, antes de fazer a sua intervenção.
O reitor da URJC aceitou o desafio do "Jornal de Notícias" no sentido de enunciar os benefícios e malefícios da IA para o jornalismo.
Vantagens
A IA pode ajudar os jornalistas a analisar grandes conjuntos de dados para encontrar tendências que podem ser usadas como base para reportagens aprofundadas, oferecendo informações de qualidade para a tomada de decisões dos cidadãos. As ferramentas de IA permitem uma melhor verificação das declarações feitas pelas fontes informativas ou das publicações nas redes sociais. Isso é especialmente útil num contexto de desinformação e notícias falsas. Os algoritmos de IA podem analisar o comportamento dos leitores e recomendar notícias e conteúdos personalizados, baseados nos seus interesses e preferências. A IA facilita a tradução automática de notícias para múltiplos idiomas, o que amplia o público potencial dos meios de comunicação.
Desvantagens
Segundo Javier Ramos, há desafios éticos e práticos, como a confiabilidade dos algoritmos, a privacidade dos dados, a equidade na representação de diferentes pontos de vista e a perda de empregos jornalísticos tradicionais. "É importante que os jornalistas e os meios de comunicação utilizem a IA de forma responsável e ética, mantendo os padrões profissionais e a integridade da informação", sublinha.