
Advogado ultraconservador de 59 anos é o novo chefe de Estado do Chile
Foto: Javier Torres/AFP
O candidato de extrema-direita José Antonio Kast é o novo presidente do Chile, após superar a adversária de esquerda, Jeannette Jara, na segunda volta deste domingo, anunciou o Serviço Eleitoral (Servel).
Kast, um advogado ultraconservador de 59 anos, somava 58% dos votos, enquanto Jara tinha 42%, com os votos contados em aproximadamente 75% das urnas.
Milhares de pessoas com bandeiras chilenas saíram às ruas do país para comemorar o triunfo de Kast. Pouco antes, a rival reconheceu a derrota numa publicação nas redes sociais.
"A democracia falou alto e claro", escreveu Jeanette Jara no X, afirmando ter comunicado "com o presidente eleito", o ultraconservador Kast, "para lhe desejar êxito, para o bem do Chile".
Kast era o favorito nas sondagens para a segunda volta das eleições presidenciais e tornar-se-á assim o próximo presidente do Chile, sendo a primeira vez desde o fim da ditadura de Augusto Pinochet, há 35 anos, que um candidato de extrema-direita se encontra em tal situação no país latino-americano.
As mesas de voto começaram a encerrar às 18 locais (21 horas em Portugal continental), abrindo caminho à contagem dos votos, no final de um dia marcado por longas filas para esta eleição obrigatória. Quase 16 milhões de eleitores foram chamados a escolher entre os dois candidatos.
