O vice-presidente angolano, Manuel Vicente, substitui, esta quinta-feira, o chefe de Estado no habitual discurso anual à nação, por "indisponibilidade momentânea" de José Eduardo dos Santos.
Corpo do artigo
A informação foi prestada pela Casa Civil do Presidente da República, em comunicado distribuído à imprensa na Assembleia Nacional, em Luanda, onde era aguardada a presença de José Eduardo dos Santos para a cerimónia oficial de abertura da quarta sessão legislativa da terceira legislatura, que contaria com o discurso do Presidente da República, sobre o estado da nação.
A mesma nota, sem adiantar mais pormenores, informa que o mesmo discurso será proferido pelo vice-presidente, Manuel Vicente.
Pelas 11.05 horas (mesma hora em Lisboa) o presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, anunciou ao parlamento ter sido informado, em reunião com os ministros de Estado e chefes da Casa Civil e Militar, da "indisposição" de José Eduardo dos Santos, impedindo a sua deslocação, um imperativo constitucional - que pode ser delegado no vice-Presidente -, ausência que acontece pela primeira vez.