Um jovem inglês de 18 anos pode ficar preso 20 anos no Dubai por ter tido relações sexuais com uma jovem, também ela de nacionalidade inglesa, quando estavam de férias no país árabe. Em causa estão a leis restritivas do país, que proíbem o sexo fora do casamento.
Corpo do artigo
Marcus Fakana, natural da cidade de Tottenham, estava de férias com a família no Dubai quando encontrou a rapariga. Os dois apaixonaram-se, mas a relação foi mantida em segredo.
O rapaz, cujo caso foi divulgado pelo grupo Detidos no Dubai, explicou que a família da jovem é mais conservadora, motivo pelo qual os encontros entre ambos foram mantidos em sigilo. O grupo avança que Fakana pode ser condenado a uma pena de prisão de 20 anos.
A inglesa, que tinha 17 anos quando os dois se apaixonaram e que agora completou 18 anos, regressou a Inglaterra e terá sido depois do regresso que a progenitora desta encontrou conversas e fotografias dos dois. Alertada para o caso, a polícia no Dubai deteve Fakana no hotel onde este se contrava ainda com a família, conta o jornal inglês "The Guardian". O rapaz esteve detido três dias sem conseguir falar com os pais.
Apesar de o Dubai ter aliviado as restritivas regras para o sexo fora do casamento, permitindo que tal aconteça quando se trata de cidadãos estrangeiros e de turistas, as leis aplicam-se apenas a maiores de 18 anos.
Com a ajuda do grupo Detidos no Dubai, que expõe casos de detenções abusivas no país, e com a mediação de David Lammy, deputado inglês, ligado aos Negócios Estrangeiros, Marcus Fakana foi libertado, mas está impedido de abandonar o Dubai. A família está a gastar as poupanças para garantir alojamento e sobrevivência no país, até que o caso se resolva.
O periódico inglês dá ainda conta que Fakana não sabia que a rapariga tinha apenas 17 anos quando os dois se envolveram, e que estava prestes a competar os 18. A relação entre ambos não seria punível em Inglaterra.