
Maria, de 22 anos, começou a tomar dois comprimidos de Molecule por dia
Foto: TikTok
Molecule, um comprimido que promete perda de peso rápida, viralizou no TikTok russo no início deste ano. O medicamento, amplamente consumido pelas camadas mais jovens, tem-se revelado perigoso para a saúde e já culminou em hospitalizações.
Corpo do artigo
"Tome Molecule e esqueça que a comida existe" ou "queres sentar-te no fundo da sala com roupas largas demais?", são algumas das frases apresentadas nos vídeos promocionais, que mostram frigoríficos repletos de caixas de Molecule Plus.
Estas promessas milagrosas de emagrecimento, alimentadas pelos vídeos de adolescentes a compartilhar as "jornadas de perda de peso", contribuíram para a acumulação de pedidos e para a difusão dos comprimidos, que têm gerado alarme na Rússia.
Maria, de 22 anos, começou a tomar dois comprimidos de Molecule por dia. No entanto, após duas semanas, a sua boca secou e perdeu completamente o apetite. "Não tinha vontade nenhuma de comer, muito menos de beber. Sentia-me nervosa. Estava sempre a morder os lábios e as bochechas.", explicou à BBC.
Segundo a jovem, que desenvolveu ansiedade severa e começou a ter pensamentos mais negativos, "os comprimidos estavam a ter um efeito profundo" na sua saúde mental.
Vários utilizadores do TikTok que tomaram o medicamento relatam também ter sofrido tremores, insónia e pupilas dilatadas. De acordo com o jornal britânico, três crianças em idade escolar foram hospitalizadas.
Em abril, uma estudante de Chita, na Sibéria, precisou de receber tratamento hospitalar após sofrer uma overdose enquanto tentava emagrecer rapidamente para o verão. Um mês depois, em São Petersburgo, uma criança de 13 anos também precisou recorrer ao hospital por apresentar alucinações e crises de pânico associadas ao medicamento.
Risco de ataques cardíacos e derrames
Embora a composição do Molecule esteja associada a ingredientes naturais, no início do ano, jornalistas do jornal russo "Izvestiya" submeteram comprimidos que haviam comprado online a uma análise, descobrindo que continham sibutramina.
Este fármaco, utilizado inicialmente como antidepressivo, é também um supressor de apetite. No entanto, o seu uso está associado ao aumento do risco de ataques cardíacos e derrames, sendo proibido em vários países, incluindo a União Europeia, o Reino Unido e os Estados Unidos.
Na Rússia, ainda é utilizado para tratar a obesidade, mas está disponível apenas para adultos e mediante receita médica.
Embora a compra e venda de sibutramina sem receita médica seja crime, isso não impediu que indivíduos e pequenas empresas a vendessem online, frequentemente em doses maiores do que as de medicamentos legais e sem exigir receita.
Os comprimidos custam cerca de sete a oito euros para um suprimento de 20 dias, um preço bem mais acessível que outras injeções para perda de peso, como o Ozempic, que no mercado russo são vendidas entre os 40 e 180 euros, por caneta mensal.
Embora a compra e venda de Molecule seja punida com prisão, as autoridades têm encontrado dificuldades para controlar a venda, especialmente online, onde a comercialização sofre alterações constantes para contornar os constrangimentos legais.
