O primeiro-ministro e responsável dos Negócios Estrangeiros no actual governo líbio, Mahmud Jibril, disse, este sábado, que o Conselho Nacional de Transição não decidiu quem julgará Muammar Kadafi se este chegar a ser detido.
Corpo do artigo
"Creio que agora a questão mais importante é como capturar Kadafi e depois iremos abordar a questão se o entregamos ao Tribunal Penal Internacional ou se vamos tratar da situação a nível interno", disse Mahmud Jibril ao garantir também que será prestado todo o apoio legal ao antigo líder.
Após a prisão de Kadafi, Mahmud Jibril diz que será analisada qual a lei a aplicar - se a interna da Líbia, se a lei internacional.
Muammar Kadafi, que liderou os destinos da Líbia durante 40 anos, está em parte incerta há várias semanas, depois dos rebeldes terem assumido o controlo da capital Tripoli e saqueado o seu complexo residencial.
A 20 de Setembro, Kadafi voltou a "aparecer" através de uma mensagem rádio onde classifica o novo poder como uma farsa que foi "imposta" através de bombardeamentos e marítimos.
O Tribunal Penal Internacional, com sede em Haia, emitiu uma ordem de detenção de Kadafi e de vários dos seus familiares e colaboradores por presumíveis crimes contra a humanidade como homicídios ou detenções arbitrárias.