O ex-dirigente líbio Muammar Kadafi está a planear o regresso ao poder com a ajuda dos tuaregues, afirmou o chefe do Governo provisório líbio Mahmoud Jibril numa entrevista publicada na terça-feira.
Corpo do artigo
"Creio que tenta regressar ao poder com a ajuda de tribos tuaregues do norte do Níger, do Sul da Líbia e do sul da Argélia e do Mali", afirmou Jibril, que dirige o executivo do Conselho Nacional de Transição (CNT).
Kadafi pode "destabilizar de novo o regime líbio" ou então "proclamar um Estado separatista no sul" disse Jibril.
"Não creio que ele se acalme antes de fazer qualquer coisa, é vingativo e não aceita a derrota. Fará tudo para destruir qualquer sistema novo na Líbia", adiantou o 'número dois' do CNT.
O dirigente afirmou que o antigo líder líbio se desloca permanentemente entre o Sul da Líbia, o Norte do Níger e a Argélia e referiu que os fiéis do antigo regime recrutaram entre 10 mil a 15 mil homens na região do Darfur (Sudão) e dos Al-Rachayda (uma tribo importante do Sudão) para continuarem a combater.
O ditador não é visto em público desde que as forças rebeldes conquistaram a sua residência de Bab al-Aziziya, em Trípoli, a 23 de Agosto.