A vice-presidente dos Estados Unidos posicionou-se à frente da corrida democrata à Casa Branca, depois de Joe Biden ter desistido da recandidatura e declarado apoio público à número dois - leia o perfil de Kamala Harris.
Corpo do artigo
Kamala Devi Harris tem 59 anos e nasceu em Oakland (estado da Califórnia), no seio de uma família de imigrantes: o pai, que foi professor na Universidade de Stanford, é jamaicano, enquanto o avô materno era um diplomata indiano. Começou cedo a despertar para as questões dos direitos civis. Os pais eram ativistas e Kamala foi aos primeiros comícios e manifestações quando ainda andava de carrinho de bebé.
Quando tinha dois anos, a família mudou-se para o estado de Illinois, onde nasceu a sua irmã, Maya. Nessa altura, os pais ocupavam cargos na universidade (a mãe era investigadora na área do cancro). Mais tarde, haveria de regressar à Califórnia, com a mãe e a irmã. É casada com o advogado Doug Emhoff.
Depois de estudar Ciência Política e Economia, em Howard, formou-se em Direito pelo Hastings College (Universidade da Califórnia). Construiu a carreira com o foco na justiça e nos direitos civis e sociais, tendo sido a primeira procuradora-geral negra da Califórnia e a primeira mulher de ascendência sul asiática eleita para o Senado dos EUA. Nos tribunais, ganhou a reputação de ter pulso firme em casos de violência de gangues, tráfico de drogas e abusos sexuais.
Apesar de ter concorrido contra Joe Biden nas primárias de 2020, conseguiu construir com ele uma campanha que derrotou Donald Trump. E depois viria a ser a primeira mulher a exercer o cargo de vice-presidente dos Estados Unidos. Foi senadora entre 2017 e 2021.