O principal negociador da Ucrânia nas negociações de paz com a Rússia, David Arakhamia, disse este sábado que Moscovo aceitou "oralmente" as principais propostas ucranianas, acrescentando que Kiev aguarda agora confirmação por escrito.
Corpo do artigo
14737260
Em declarações transmitidas pela televisão, David Arakhamia deu a entender que as negociações destinadas a acabar com as hostilidades fizeram progressos significativos.
"A Federação Russa deu uma resposta oficial a todas as posições [ucranianas], nomeadamente que as aceita, exceto no que diz respeito à questão da Crimeia", anexada por Moscovo em 2014, assegurou Arakhamia.
Embora "não haja confirmação oficial por escrito", o lado russo aceitou "oralmente", acrescentou.
O negociador também disse que se uma reunião entre os presidentes ucraniano, Volodymyr Zelensky, e russo, Vladimir Putin, acontecer, "provavelmente" será na Turquia.
O chefe de Estado turco, Recep Tayyip Erdogan, que esta semana recebeu as delegações russa e ucraniana no seu país, "telefonou-nos e a Vladimir Putin" na sexta-feira, dizendo que acolheria tal reunião, disse.
"Não sabemos a data ou o local, mas pensamos que o local provavelmente será Ancara ou Istambul", observou Arakhamia.
Desde o início da invasão da Ucrânia, em 24 de fevereiro, Zelensky pediu repetidamente conversas individuais com Putin.
O negociador ucraniano enfatizou que Moscovo concordou, durante as negociações, que um referendo sobre a neutralidade da Ucrânia seria "a única saída para esta situação".