Dezenas de milhares de manifestantes antigovernamentais concentraram-se, esta quarta-feira à noite, nas ruas de Kiev, após um dia de violentos confrontos com as autoridades que causaram cinco mortos.
Corpo do artigo
Em poucas horas, os manifestantes aumentaram em vários metros a altura das barricadas, que protegem o principal acampamento de protesto na Praça da Independência, com sacos de areia cheios de neve.
Um jornalista da agência francesa AFP conta que os ativistas recolheram neve na avenida principal, Khreshchatyk, e colocaram-na em sacos para montar as barricadas.
O acesso aos acampamentos de protesto era também mais difícil, com entradas mais estreitas, guardadas por ativistas, o que provocou longas filas em alguns pontos.
Os líderes da oposição ucraniana já antes tinham apelado aos seus apoiantes que se juntassem aos manifestantes na Praça da Independência para evitar que o acampamento fosse dispersado pelas forças de segurança.
Entretanto, os confrontos continuaram no epicentro da violência na rua Grushevsky em Kiev, com os manifestantes a atirarem cocktails Molotov e a polícia a responder com granadas imobilizadoras.