
Rússia afirma ter capturado as cidades ucranianas de Pokrovsk e Vovchansk
Foto: Imprensa do Ministério de Defesa da Rússia / AFP
As Forças Armadas da Ucrânia garantiram esta terça-feira que os combates continuam na cidade Pokrovsk, importante polo de transportes no leste, apesar de a Federação Russa ter já reivindicado a tomada daquela localidade, após meses de ataques intensos.
"As operações de busca e assalto, bem como de eliminação da presença inimiga nas zonas urbanas, continuam em Pokrovsk", lê-se em comunicado do exército ucraniano.
Pouco antes da meia-noite, o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas russas, Valery Gerasimov, informou o presidente russo, Vladimir Putin, de que as cidades de Pokrovsk e Vovchansk, nas regiões de Donetsk e Kharkiv, respetivamente, foram tomadas pelos militares da Rússia.
"A ofensiva russa está a evoluir em todas as frentes", disse o chefe de estado russo, com um uniforme de campanha, após uma reunião num posto de comando militar.
Putin vai reunir-se hoje, pela tarde, com o enviado especial dos Estados Unidos da América, Steve Witkoff, com vista a encontrar algum entendimento rumo que conduza ao fim do conflito iniciado em 24 de fevereiro de 2022.
Witkoff participou no domingo numa reunião de mais de quatro horas com uma delegação ucraniana, na Florida, na qual também esteve o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, que classificou o evento como sendo produtivo.
