Deputados da oposição no parlamento do Kosovo lançaram gás lacrimogéneo durante a sessão plenária, protestando contra um acordo com a Sérvia mediado pela União Europeia. Duas deputadas desmaiaram.
Corpo do artigo
De acordo com o relato dos repórteres da agência de notícias AFP no local, a sessão foi imediatamente suspensa quando o plenário se encheu de fumo, e as duas deputadas que desmaiaram foram levadas para o hospital de ambulância.
Quatro ambulâncias acorreram ao local, oferecendo ajuda aos deputados depois de duas pequenas caixas colocadas junto ao pódio onde são feitos os discursos terem libertado o gás.
O Governo do Kosovo emitiu um comunicado dizendo que o "comportamento violento" da oposição tinha "excedido todos os limites do comportamento institucional e democrático".
Em causa estava a discordância da oposição com um acordo com a Sérvia, mediado pela União Europeia, que os europeus classificaram como "um marco histórico".
O Kosovo, que tem população maioritariamente de etnia albanesa, declarou a independência da Sérvia em 2008, mas Belgrado rejeita a independência e ainda considera o território como uma província sua a sul.
O acordo dá mais direitos financeiros e legislativos à sua minoritária comunidade sérvia, permitindo que algumas autarquias sejam geridas por sérvios, no que os partidos da oposição consideram ser um erro e uma ameaça à sua maioria, porque pode aprofundar as divisões étnicas no Kosovo.