A presidente do partido de extrema-direita Frente Nacional, Marine Le Pen, grande derrotada da segunda volta das eleições locais em França, este domingo, garantiu que o seu resultado eleitoral "desmascarou a mentira em que assenta o sistema político francês".
Corpo do artigo
Sem reconhecer explicitamente a derrota de todos os seus candidatos, incluindo ela mesma, quando as projeções apontam a derrota da Frente Nacional em todas as regiões do país, Le Pen dirigiu-se aos seus apoiantes com uma mensagem de triunfo, porque o seu partido, disse, triplicou o número de vereadores em relação a 2010.
Na primeira volta, realizada na semana passada, a FN tinha ganhado em seis das 13 regiões francesas.
Hoje, a afluência às urnas foi superior à registada no domingo passado em dez pontos percentuais, rondando os 60 por cento, mas a formação de extrema-direita continuará sem controlar qualquer região de França.
De acordo com uma projeção da estação televisiva BFM TV, baseada na contagem de votos das mesas que encerraram em primeiro lugar e em sondagens à boca das urnas, Le Pen só obteve 42% dos votos na região norte Pas-de-Calais Picardie, apenas mais dois pontos percentuais que na primeira volta.