Leão XIV telefonou a astronauta Buzz Aldrin para marcar aniversário do pouso na Lua
O papa Leão XIV telefonou, no domingo, ao astronauta Buzz Aldrin e visitou o observatório astronómico do Vaticano em Castel Gandolfo para marcar o 56.º aniversário da primeira vez que um homem pisou na Lua.
Corpo do artigo
"Esta noite, 56 anos depois da alunagem da Apollo 11, falei com o astronauta Buzz Aldrin", escreveu na rede social X o papa norte-americano. "Juntos partilhamos a lembrança de uma façanha histórica, um testemunho do engenho humano, e refletimos sobre o mistério e a grandeza da Criação", escreveu.
Depois de Neil Armstrong, falecido em 2012, Aldrin foi a segunda pessoa a pisar na Lua, na histórica missão Apollo 11 que colocou os Estados Unidos na liderança da corrida espacial. Aldrin, um cristão devoto, tomou a comunhão na superfície lunar utilizando um kit de viagem que lhe foi dado pelo seu pastor presbiteriano.
O Papa disse que abençoou o astronauta americano de 95 anos durante a chamada telefónica.
Leão XIV visitou também o Observatório do Vaticano, situado sobre uma colina próxima à residência papal de verão em Castel Gandolfo. Fotografias do Vaticano mostram o Papa a olhar através de um telescópio no observatório, uma das mais antigas instituições de pesquisa astronómica do Mundo, onde os cientistas combinam o estudo dos astros com a teologia.