Leticia Sardá: 50 mil pessoas procuraram-na durante cinco anos e a busca chegou ao fim
Mais de 50 mil pessoas procuraram uma desconhecida durante cinco anos e finalmente encontraram-na: é uma ex-modelo espanhola e empregada de mesa em Tenerife, que tem agora 43 anos.
Corpo do artigo
A busca começou quando a imagem de uma mulher, retirado de uma sessão fotográfica para a revista "Woman" em 2006, acabou estampada num tecido vendido por uma empresa checa, de acordo com o jornal espanhol "El Pais". A mulher surgia junto de celebridades como a modelo e atriz brasileira Adriana Lima e os atores norte-americanos Orlando Bloom e Brad Pitt.
Um utilizador do Reddit, que comprou o tecido, identificou todas as celebridades, exceto uma, a quem chamou "celebridade número 6". Foi o pontapé de saída para uma busca que viria a durar cinco anos, com uma comunidade criada na rede social obcecada por revelar a sua identidade.
Os esforços multiplicaram-se entre contactar a empresa fabricante, pesquisar a imagem com ajuda de inteligência artificial, procurar no arquivo da Internet vendedores antigos do tecido ou ainda procurar todas as fotografias dos fotógrafos da Getty Images entre 1900 e 2008. Além disso, usaram softwares de reconhecimento facial. Foi criada uma lista de possíveis candidatas e, nessa lista, estava a espanhola Leticia Sardá. Ao pesquisar mais sobre a mulher, um utilizador encontrou a fotografia original da revista "Woman".
O contacto com a espanhola foi feito através do LinkedIn, na semana passada, quando uma jovem croata enviado uma mensagem a confirmar se aquela fotografia era mesmo dela. A confirmação levou com que a empregada de mesa de Tenerife, agora com 43 anos, se tornasse uma nova celebridade da Internet.
“Não estou habituada a receber tanta atenção"
“Nunca pensei que esta coisa da internet fosse tão grande. Tenho uma vida tranquila com os meus filhos, a minha casinha, o meu trabalhinho. Acho que não uso saltos altos há dez anos. Sou uma mulher da praia, de calças recortadas, não uso maquilhagem, não penteio o cabelo", disse Leticia Sardá ao "El País".
Aos 16 anos, a mulher deixou Tenerife para trabalhar como modelo em Milão e noutras cidades. Em 2009, abandonou a carreira para regressar a casa, onde hoje é mãe separada de dois filhos e trabalha num café, onde vive uma vida discreta, alterada agora por uma fama repentina.
“Não estou habituada a receber tanta atenção. Ficou um pouco complicado para mim. Tens de contar a tua vida e eu não faço isso. Não conto o que fiz há 25 anos. Não me apresento e digo 'olá, sou modelo'", continuou.
Com o fim de um mistério com cinco anos, os moderadores da comunidade do Reddit, onde já existem mais de 60 mil pessoas, abriram uma página de agradecimento pelo entretenimento gerado no Gofundme, onde angariaram 2200 euros, e começaram a vender impressões da fotografia original de há 18 anos. O objetivo é criar um "presente de despedida" para Leticia Sardá.