A libra esterlina registou uma desvalorização acentuada, para 1,2187 dólares, depois de ser anunciado que o Governo britânico suspendeu o Parlamento com o objetivo de impedir os deputados de travarem um Brexit sem acordo.
Corpo do artigo
A libra esterlina desvalorizou-se para 1,2187 dólares, contra os 1,2300 dólares a que se transacionava no dia anterior, devido ao facto dos investidores estarem inquietos com a perspetiva de o Reino Unido sair da União Europeia a 31 de outubro sem que tenha chegado a um acordo. Cerca das 12 horas, já tinha recuperado para 1,2206 dólares.
11245601
Segundo a Associated Press (AP), um Brexit sem acordo afetaria a evolução da economia do Reino Unido, pois levaria ao regresso das fronteiras com a União Europeia e às dificuldades inerentes às tarifas alfandegárias e ao pagamento das mercadorias.
O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, anunciou que o Parlamento vai ser suspenso durante a segunda semana de setembro e até 14 de outubro, duas semanas antes da data prevista para o Brexit, a 31 de outubro.
Johnson terá dito que não iria esperar até 31 de outubro para pôr em prática os seus planos, indicando que teria de apresentar nova legislação.
"Vamos ter um discurso da Rainha a 14 de outubro", afirmou Boris Johnson, anunciando a data da abertura da nova sessão do Parlamento britânico.