O exército nigeriano anunciou que o líder do Boko Haram, Abubakar Shekau, ficou seriamente ferido e que vários comandantes do grupo extremista foram mortos num ataque aéreo no nordeste da Nigéria.
Corpo do artigo
Abubakar Shekau, cuja liderança do Boko Haram foi recentemente posta em causa, ficou "gravemente ferido" num ataque aéreo na sexta-feira à floresta de Sambisa, indicou um porta-voz do exército nigeriano, Sani Usman, num comunicado.
Três comandantes do Boko Haram - Abubakar Mubi, Malam Nuhu e Malam Hamman - foram mortos e vários outros ficaram feridos, adiantou Sani Usman.
O exército nigeriano já anunciou a morte de Abubakar Shekau por diversas vezes, mas o esquivo líder do Boko Haram reaparece regularmente em vídeos do grupo jiadista.
No início de agosto, o grupo extremista Estado Islâmico, ao qual Abubakar Shekau jurou lealdade em março, teria designado como novo líder do Boko Haram o antigo porta-voz do movimento Abu Musab al-Barnawi. Uma semana mais tarde, Abubakar Shekau reafirmava a sua liderança através de um vídeo.
O anúncio do exército ocorre numa altura em que o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, se encontra na região para abordar, entre outras, a questão da luta contra o Boko Haram, cuja rebelião já causou mais de 20 mil mortos e 2,6 milhões de deslocados desde 2009.