
O presidente da Autoridade Nacional Palestiniana, Mahmud Abbas, pediu ao secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-moon, a formação de um comité internacional que investigue todos os crimes cometidos contra os palestinianos.
Ramala, 06 jul (Lusa) -- O presidente da Autoridade Nacional Palestiniana (ANP), Mahmud Abbas, pediu hoje ao secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, a formação de um comité internacional que investigue todos os crimes cometidos contra os palestinianos.
De acordo com a agência oficial da Palestina (Wafa), Mahmud Abbas entregou, este domingo, ao enviado especial da ONU para o Médio Oriente, Robert Serry, uma missiva dirigida a Ban Ki-moon, na qual pede a investigação dos crimes e violações contra o seu povo.
No encontro com Robert Serry, Abbas destacou o caso do adolescente palestiniano de 16 anos, Mohamad Abu Jedir, cujo corpo carbonizado foi encontrado horas depois do seu desaparecimento no bairro de Shuafat, em Jerusalém, no que parece ter sido um assassinato por razões políticas ou nacionalistas.
Abbas também referiu o suposto ataque da polícia israelita ao palestiniano-norte-americano Tariq, de 15 anos, primo de Mohamad, posto em liberdade horas depois de ter sido detido.
"Vimos todos nos meios de comunicação social a cara de Tariq, deformada pelas lesões causadas por grupo de colonos criminosos, que devem ser considerados organizações ilegais e ilegítimas", afirmou.
Devido aos últimos acontecimentos, e "tendo em conta a morte de crianças e mulheres nas últimas duas semanas, além das tentativas de rapto", Abbas assegurou que solicitou "proteção internacional para o povo palestiniano".
