O líder dos rebeldes líbios, Moustapha Abdel Jalil, afirmou, este sábado, que o fim de Muammar Kadafi está "muito próximo", dado que as forças rebeldes controlam toda a cidade de Brega e estão a avançar em Zliten e Zawiyah.
Corpo do artigo
"Temos contactos com o círculo do coronel Kadafi (...), tudo mostra que o fim está muito próximo, com a ajuda de Deus", declarou Moustapha Abdel Jalil, presidente do Conselho Nacional de Transição (CNT), o órgão político dos rebeldes, durante uma conferência de impressa em Benghazi.
O líder rebelde garantiu que toda a cidade de Brega está sob controlo das suas forças e que as tropas de Kadafi estão a retirar-se da zona.
No entanto, segundo o porta-voz militar da rebelião, os rebeldes tiveram de se retirar ao início da tarde da zona industrial de Brega devido a bombardeamentos das forças pró-Kadafi.
Ao anoitecer os rebeldes conseguiram retomar a zona industrial, voltando a controlar toda a cidade petrolífera de Brega, que tem sido um dos postos avançados do exército governamental.
Prevendo para breve combates na capital do país, Tripoli, Moustapha Abdel Jalil apelou aos habitantes para que protejam as suas vidas e os seus bens e as instituições e bens públicos. "A destruição custar-nos-à muito caro", disse aos jornalistas.
Apelou também às tropas rebeldes para que não participem em pilhagens e "protejam e tratem com justiça" todos os soldados do regime que venham a ser feitos prisioneiros ou se rendam.
Na sexta-feira, as forças rebeldes anunciaram ter tomado as cidades de Zliten e Zawiyah.
Os jornalistas enviados pela agência France Press confirmaram no local os progressos conseguidos em Zawiyah, a 40 quilómetros de Tripoli, mas não conseguiram obter informação independente sobre Zliten, cidade costeira a 150 quilómetros da capital.
Em Tripoli milhares de habitantes, que sofrem já longos cortes de electricidade, tentam fugir da capital, último bastião do regime.