A lista de convidados quebrou a tradição e, pela primeira vez, a cerimónia terá a presença de chefes de Estado e de Governo estrangeiros.
Corpo do artigo
O líder chinês, Xi Jinping, que recebeu um convite, será representado pelo vice-presidente, Han Zheng. Sem surpresa, muitas destas autoridades, assim como empreendedores e celebridades, são figuras ligadas à extrema-direita, juntando-se aos convidados mais dentro dos cânones protocolares, designadamente os antigos presidentes norte-americanos.
Empresários
Elon Musk - Dono da Tesla vai cortar gastos
Um dos principais investidores na campanha de Trump, o homem mais rico do Mundo vai comandar o Departamento de Eficiência Governamental, que cortará gastos do Executivo federal, incluindo demitir funcionários públicos. A diminuição de regulações deve beneficiar a Tesla e a SpaceX.
Mark Zuckerberg - Alteraçõesno Facebook
O CEO da Meta, proprietária do Facebook e Instagram, anunciara mudanças na moderação de conteúdo nas plataformas da empresa devido à vitória de Trump. Estará acompanhado de outros líderes de tecnológicas, como Jeff Bezos, da Amazon, e Tim Cook, da Apple.
Shou Chew - Tentativa de salvar o TikTok
O CEO da plataforma de vídeos estará presente na tomada de posse um dia após o início da proibição nos EUA. Trump prometeu ontem reverter o bloqueio, com o TikTok já a restaurar os serviços no país.
Políticos
Mike Pence - Rival e antigo
vice-presidente
Afastado de Trump desde a invasão do Capitólio, onde se encontrava durante a certificação dos resultados eleitorais de 2020, o ex-vice-presidente deve comparecer na cerimónia, noticiou o “The New York Times”.
Javier Milei - Argentino culpa “regime Lula”
O presidente argentino lamentou a ausência de Jair Bolsonaro e culpou o “regime Lula”. O ex-líder brasileiro teve o passaporte retido por causa das investigações de tentativa de golpe de Estado.
Giorgia Meloni - Italiana é a única líder europeia
A primeira-ministra italiana é a única chefe de Governo europeia presente. O homólogo húngaro, Viktor Órban, tinha também sido convidado. Portugal será representado pelo embaixador Francisco Duarte Lopes. O presidente do Chega, André Ventura, estará presente devido ao convite ao grupo do Parlamento Europeu “Patriotas pela Europa”.
Joe Biden e todos os ex-presidentes vivos
O chefe de Estado cessante, Joe Biden, marcará presença, assim como todos os antigos presidentes vivos (Bill Clinton, George W. Bush e Barack Obama) e as suas esposas (exceto Michelle Obama).
Xi Jinping convidado
O presidente da China foi convidado mas será representado pelo seu vice-presidente, Han Zheng.
Artistas
Carrie Underwood - Cantora é a atração principal
A cantora de country, que chegou ao estrelato depois de ter vencido o reality show “American idol”, há duas décadas, vai cantar “America the beautiful” durante a cerimónia de hoje.
Victor Willis - “Y.M.C.A.” não é “hino gay”
Único fundador dos Village People a integrar ainda a banda, Willis negou que “Y.M.C.A.” seja um “hino gay”, ameaçando processar quem insinuar tal associação com a causa LGBT. A canção transformou-se num símbolo dos comícios de Trump. “Acreditamos que a música deve ser tocada sem consideração política”, publicou o grupo, ao anunciar a presença na investidura do republicano.
Mike Tyson - Comunidade da luta presente
O ex-pugilista faz parte de um grupo de lutadores que devem participar na cerimónia. Outros nomes incluem Hulk Hogan, da luta livre, Jorge Masvidal e Jon Jones, do UFC, entre outros.