A publicação do livro sobre a operação no Paquistão em que foi morto Osama Bin Laden, escrito por um antigo militar norte-americano que participou no ataque, vai ser antecipada para 4 de setembro, informou a editora Penguin.
Corpo do artigo
A venda do livro é assim antecipada uma semana, já que estava inicialmente prevista para o dia 11 de setembro, devido à grande controvérsia que gerou o anúncio da sua publicação, que foi considerada por alguns como um risco para a segurança dos Estados Unidos, explicou a editora em comunicado divulgado na terça-feira.
O autor de "Um dia difícil: A explicação em primeira-mão da missão que matou Bin Laden", que terá uma tiragem inicial de 300 mil exemplares, pretendeu manter o anonimato, apresentando-se com o pseudónimo de Mark Owen.
A cadeia de televisão Foz identificou, no entanto, o autor como Matt Bissonnette, de 36 anos, membro do comando de operações especiais dos Navy Seals que participou na operação em Abbottabad, no Paquistão, que culminou na morte de Bin Laden.
O Pentágono já tem uma cópia do livro, disse o porta-voz, George Little, sem avançar se haverá eventuais consequências legais para o militar, que se aposentou entretanto.