O corpo de um homem de 50 anos, uma de três pessoas arrastadas na segunda-feira por uma onda, durante uma violenta tempestade na região espanhola da Galiza, foi encontrado, esta terça-feira.
Corpo do artigo
Segundo fontes do Salvamento Marítimo, o corpo foi encontrado na costa de Meirás (Valdoviño), ao início da manhã, altura em que foram retomadas as buscas para procurar os três membros da mesma família que tinham sido arrastados pela onda.
Além do homem cujo corpo foi encontrado, foram ainda arrastados uma das suas filhas e o cunhado desta. Uma outra mulher, filha do homem, conseguiu agarrar-se quando a onda chegou à costa e sobreviveu.
Todas as vítimas são residentes na aldeia de O Canto do Muro, no distrito de San Vicete de Meirás.
Os serviços de socorro iniciaram as buscas depois de terem sido alertados, cerca das 18.40 horas (17.40 horas em Portugal continental) de segunda-feira, que três pessoas que passeavam na costa de Valdoviño, na região da Corunha, tinham sido arrastadas pelo mar, indicou o governo regional num comunicado.
A Galiza esteve na segunda-feira em alerta vermelho, o nível máximo, devido a uma violenta tempestade que poderia originar vagas de até nove metros, segundo os serviços meteorológicos.
Chuva e ventos fortes provocaram numerosas inundações na região. A tempestade afetou todo o litoral norte de Espanha até ao País Basco.
Dois desaparecidos na costa francesa
As equipas de resgate continuam, na costa de Biarritz, as operações de busca de dois desaparecidos que foram arrastados por ondas quando observavam o temporal que se sentiu no litoral atlântico francês.
Um dos responsáveis autárquicos em Bayona, Patrick Dallennes, explicou que as autoridades tinham dado ordem de desalojar cerca de 50 pessoas da zona costeira mais próxima do local do desaparecimento.
Um dos desaparecidos é um sem abrigo que estava na zona na segunda-feira.
Muito próximo do mesmo local, no domingo, uma onda tinha arrastado duas outras pessoas tendo uma delas, um homem de cerca de 30 anos, conseguido chegar à praia onde foi resgatado, estando atualmente em estado grave no hospital.
O temporal causou danos em muitos pontos da costa atlântica francesa, incluindo na zona do casino de Biarritz.
O mau tempo sentiu-se também na zona do País Basco onde o forte vento derrubou a estátua de bronze "Ulises", de quatro metros de altura, de Pedro Chillida, que estava instalada próximo do Museu Marítimo de Bilbau.
Fundida em 2011, a escultura mede 2,40 metros de largura e quatro de altura.