Lojas fechadas e semáforos avariados. Apagão em São Francisco deixa 130 mil pessoas sem luz

O apagão foi causado por um incêndio numa subestação
Foto: San Francisco Department of Emergency / X
Um apagão atingiu São Francisco, nos EUA, no sábado, deixando 130 mil moradores sem energia por várias horas. A principal fornecedora de energia da cidade afirmou que todos os serviços seriam restabelecidos durante a noite.
A Pacific Gas & Electric Company informou, numa publicação na rede social X, que a energia tinha sido restabelecida para cerca de 90 mil residências até as 21 horas de sábado (5 horas de domingo em Portugal continental), "e a previsão é de que o serviço seja restabelecido para os 40 mil clientes restantes durante a noite".
Grandes partes do polo tecnológico da Costa Oeste, que tem uma população de mais de 800 mil pessoas, ficaram às escuras, com interrupções no transporte público e vários semáforos inoperantes durante um fim de semana movimentado de compras de Natal.
"Eu sei que este foi um dia difícil", afirmou o "mayor" de São Francisco, Daniel Lurie, num vídeo publicado no X, gravado no centro de operações de emergência da cidade.
"Isto é um progresso [no restabelecimento da energia], mas para aqueles que ainda estão sem energia, queremos garantir que vocês fiquem seguros e verifiquem como estão os vossos vizinhos", apelou no vídeo.
As we head into the night, PG&E has restored power to 90,000 customers, but there are still about 40,000 customers without power. For those still without power here are some safety tips:
- Daniel Lurie 丹尼爾·羅偉 (@DanielLurie) December 21, 2025
- Use flashlights instead of candles to reduce fire risk.
- Check on neighbors-especially... pic.twitter.com/LodwB1y9MX
Lurie realçou que a polícia, bombeiros e outros funcionários do estado norte-americano estavama tomar conta da ocorrência e pediu aos moradores que ficassem em casa, se possível.
Vários semáforos deixaram de funcionar, deixando a polícia de trânsito responsável por controlar os cruzamentos. O serviço de transporte autônomo Waymo suspendeu as operações dos seus veículos, afirmou ainda o autarca.
O apagão foi causado por um incêndio numa subestação, explicou Lurie.
Partes da cidade estavam cobertas por neblina e várias lojas foram obrigadas a fechar as portas no auge do período de compras de Natal, informou o jornal "San Francisco Chronicle", deixando áreas comerciais normalmente movimentadas tranquilas.
A queda abrupta no número de compradores a poucos dias do Natal foi "devastadora" para os negócios, informou um gerente da loja de artigos para casa Black & Gold ao "San Francisco Chronicle".
