As primeiras horas de vida de Lorenzo não podiam ser piores. O menino recém-nascido foi encontrado dentro de um saco de plástico de supermercado junto a um caixote do lixo, no sábado, na região de Turim, em Itália.
Corpo do artigo
Foi o choro de Lorenzo que chamou a atenção da família Laforet. No sábado, cerca das 18.30 horas locais, a família regressava a casa quando ouviu gemidos.
Casey, o filho de 15 anos de Paolo, um trabalhador de 49 anos, pensou, de início, que os gemidos pudessem ser de um gato, mas perceberia depois que se tratava de um bebé. Correu a alertar o pai. O pequeno ainda estava envolto no cordão umbilical e na placenta, enregelado. O menino estava junto a um caixote do lixo, num beco perto da casa dos Laforet, em Villanova Canavese, relataram à agência de notícias italiana ANSA. "Não sou médico, mas acredito que o bebé não tivesse nascido há mais de duas horas", relatou o homem.
Paolo, os filhos e a mulher estavam no local certo à hora certa. Resgataram o bebé, agasalharam-no, e chamaram os serviços de emergência. De tal modo se comovem com a história que afirmam aos jornais como o "La Reppublica" que estão disponíveis para adotar a criança.
Câmaras e investigação em curso
A Polícia italiana procura agora chegar à identidade da mãe do bebé. As imagens recolhidas pelas câmaras de vigilância existentes nas proximidades estão a ser analisadas, assim como as impressões digitais, ao mesmo tempo que se procuram eventuais testemunhas.
O jornal italiano "Corriere della Sera" aponta para que quem tenha abandonado Lorenzo conhecesse bem o local. A estrada estreita e escura tem apenas uma via de acesso e saída para automóveis e uma outra entrada exclusivamente pedonal.
Se o bebé tiver sido abandonado pela mãe, esta pode vir a ser acusada de tentativa de homicídio, uma vez que as condições em que Lorenzo foi deixado puseram a sua vida em risco.
"Piemonte não o deixará sozinho"
O presidente da região de Piemonte, Alberto Cirio, partilhou uma mensagem, esta segunda-feira, da visita que fez a Lorenzo no hospital, onde este continua internado.
"Queria começar minha semana assim, ao lado do pequeno Lorenzo, a criança milagrosamente salva após ser abandonada ao lado de um contentor do lixo. Lorenzo é uma criança muito saudável e queria dizer-lhe que Piemonte o ama e não o deixará sozinho 🇮🇹❤️", escreveu.