Durante a madrugada do próximo dia 16 de maio irá ocorrer o primeiro eclipse total da Lua de 2022. Este fenómeno resultará numa "lua de sangue" visível em Portugal.
Corpo do artigo
No próximo dia 16 de maio vai ser visível, em Portugal, o primeiro eclipse total lunar de 2022. Este fenómeno resultará numa "lua de sangue", designação dada a um eclipse associado a uma superlua, que faz com que, durante o fenómeno, o corpo celeste ganhe um tom avermelhado, mais escuro. O eclipse lunar total poderá ser visto em toda a Europa, África, América do Sul, América do Norte, Pacífico Leste, Pacífico Sul, Médio Oriente e Antártida.
Este fenómeno acontece quando a Lua passa pela sombra da Terra. O eclipse irá passa por três fases diferentes: a fase penumbral (quando apenas existe uma breve sombra), umbral (onde o eclipse inicia a sua fase completa) e total (quando o eclipse atinge a sua totalidade).
O Observatório Astronómico de Lisboa (OAL) explicou que, em Portugal Continental, a Lua irá entrar na primeira fase perto das três da manhã de segunda feira e entra na sombra pelas quatro horas. Por volta das cinco, o eclipse atinge a sua totalidade, permanecendo assim cerca de uma hora. Antes das sete da manhã, a Lua começa a sair da sombra e a última fase ocorre perto das oito da manhã.