O presidente brasileiro Lula da Silva sofreu um acidente doméstico em Brasília, no sábado, ficando com um ferimento na cabeça. O acidente levou o chefe de Estado do Brasil a viagem que faria este domingo à Rússia.
Corpo do artigo
Lula deu entrada no Hospital Sírio-Libanês, na capital brasileira, com um corte na nuca, de acordo com o portal "G1". O presidente teve de levar pontos, mas teve alta e regressou ao Palácio da Alvorada. Na manhã deste domingo, voltou ao hospital para fazer mais exames, tendo já tido alta novamente.
Embora não seja um ferimento grave, o cardiologista Roberto Kalil Filho recomendação que Lula não faça viagens de longa duração. Desta forma, a viagem prevista para este domingo, com destino à Rússia, foi canceladas. O presidente brasileiro vai participar na Cimeira do BRICS, este semana, por videoconferência.
Desconhece-se, para já, se será mantida a viagem dos ministros Mauro Vieira e Alexandre Silveira.
A próxima cimeira dos BRICS realiza-se entre 22 e 24 de outubro na cidade russa de Kazan. Durante a cimeira, os líderes dos países membros deverão definir os critérios para que outras nações se juntem ao bloco na categoria especial de parceiros associados.
Durante a reunião, o Brasil assumirá a liderança dos BRICS durante um ano, a partir de 1 de janeiro de 2025.
Brasil, Rússia, Índia e China criaram o grupo BRIC em 2006, para defender uma maior representação dos países emergentes e em desenvolvimento nas organizações internacionais. A adesão da África do Sul em 2010 acrescentou a letra S à sigla.