
Alberto Coutinho declarou-se culpado de desviar fundos da fundação beneficente da sua família
Foto: Direitos Reservados
O ex-deputado de Nova Jérsia Alberto Coutinho, um luso-americano condenado em 2013 por furto e falsificação de documentos, recebeu esta semana um indulto do governador desse estado norte-americano num último ato de clemência antes de deixar o cargo.
O governador Phil Murphy anunciou na terça-feira que perdoou 148 pessoas numa rodada final de concessão de indultos antes do final do mandato, elevando para 455 o número total de perdões e comutações concedidas.
Entre os beneficiados pelo governador cessante está Alberto Coutinho.
O ex-deputado estadual democrata declarou-se culpado de desviar fundos da fundação beneficente da sua família, tendo sido condenado a três anos de liberdade condicional em 2013, após admitir ter-se apropriado 32.500 dólares (27.820 euros) da Fundação Bernardino Coutinho, criada em 1991.
O ex-político era filho de Bernardino Coutinho, fundador dos festejos do Dia de Portugal em Newark e de uma fundação que promovia a cultura portuguesa e a inserção da comunidade na sociedade norte-americana e que morreu em 2016.
Em declarações ao jornal norte-americano Politico na terça-feira, Alberto Coutinho disse que candidatou-se ao indulto via 'online' e que conseguiu "algumas cartas de apoio da comunidade".
O luso-americano afirmou que não teve ajuda de autoridades eleitas no esforço para conseguir o indulto.
"Sinto-me honrado e grato pela decisão do governador de conceder um indulto por algo que aconteceu há 12 anos", disse Coutinho ao Politico.
"Não pedi a autoridades eleitas que se envolvessem no processo. Trabalho bastante com o Exército da Salvação e com grupos ligados a pessoas em situação de rua e ao futebol juvenil", explicou.
A agência Lusa entrou em contacto com Alberto Coutinho para obter uma reação à decisão do governador, mas não obteve resposta.
A condenação de Alberto Coutinho em 2013 levou ao desmoronamento da sua carreira política.
Como parte de um acordo judicial no âmbito desse processo, Coutinho concordou em nunca mais ocupar um cargo eletivo ou um emprego público no estado, segundo a imprensa local. Agora, o indulto concedido por Murphy oferece-lhe novamente essa perspetiva.
Ao conceder indultos a várias pessoas, o governador Phil Murphy deu continuidade a uma tradição utilizada por executivos que deixaram o cargo, como os Presidentes Donald Trump e Bill Clinton e os ex-governadores de Nova Jérsia Chris Christie e Jon Corzine.
