Os Serviços Meteorológicos de Macau hastearam o sinal 8 devido à aproximação do tufão Pakhar, quatro dias depois da passagem do tufão Hato.
Corpo do artigo
O sinal 8 da escala de tempestade tropical, que mede a intensidade e distância de Macau é o penúltimo grau da escala meteorológica de tufões.
Significa que o centro da tempestade tropical está a aproximar-se, sendo possível o registo em Macau de vento entre 63 e 117 quilómetros por hora, com rajadas de cerca de 180 quilómetros por hora.
De acordo com a página dos Serviços Meteorológicos e Geofísicos, o sinal 8 foi içado pelas 06 horas locais deste domingo (23 horas de sábado em Portugal continental), e "prevê-se que o vento se vá intensificar" e que este sinal "fique içado por mais algum tempo".
8722966
Pelas 07 horas (00.00 horas em Portugal continental), o Pakhar seguia a 80 quilómetros a su-sueste da cidade e encaminhava-se para noroeste à velocidade de 30 quilómetros por hora, em direção à foz do Rio das Pérolas.
Com a passagem a sinal 8, foram encerradas ao trânsito as pontes Nobre de Carvalho, Amizade, Flor de Lótus e Sai Van e meia hora antes foi aberto o tabuleiro inferior da Ponte Sai Van.
O sinal 8 levou também ao encerramento do serviço de transportes públicos e à suspensão de todas as carreiras de transportes marítimos no Terminal Pac On, na Taipa.
Em Hong Kong, o sinal 8 foi içado pelas 05.10 horas (22.10 horas de sábado em Portugal continental).
Nessa altura, Tate Cairn, Tap Mun e praia de Cheung Chau registavam ventos máximos de 140, 94 e 90 quilómetros por hora, respetivamente.
A passagem na quarta-feira por Macau do tufão Hato, o mais forte em 50 anos, levou as autoridades a hastear o sinal máximo, o que não sucedia desde 1999.