A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o presidente francês, Emmanuel Macron, vão viajar juntos para a China no início de abril, informou esta sexta-feira o porta-voz do executivo comunitário, Eric Mamer.
Corpo do artigo
Fontes diplomáticas em Bruxelas indicaram que a viagem terá início a 4 de abril. Este anúncio coincide com a deslocação à China de diversos líderes internacionais durante os próximos dias, na sequência da recente visita a Moscovo do Presidente da China, Xi Jinping, onde se reuniu com o homólogo russo, Vladimir Putin.
Esta intensa agenda internacional de Pequim relaciona-se com um contexto internacional assinalado pela invasão militar da Rússia à Ucrânia, e após Xi Jinping ter apresentado a sua proposta de paz a Putin no decurso da visita oficial de três dias à capital russa.
O líder chinês receberá em primeiro lugar o seu homólogo brasileiro, Lula da Silva, que propôs uma aliança de países que exerça função de mediação entre Kiev e Moscovo.
Dias depois será a vez do primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, o primeiro líder europeu a deslocar-se à China após a viagem de Xi Jinping à Rússia, numa visita agendada para 30 e 31 de março.