A mãe do bebé que foi atirado ao rio Besòs pelo pai, no município de Sant Adrià de Besòs, em Barcelona, na terça-feira, tem 13 anos e escondeu a gravidez. As buscas para encontrar o corpo foram retomadas esta quinta-feira.
Corpo do artigo
A informação é avançada pelo canal de televisão espanhol "la Sexta" no seu site, mas os Mossos d'Esquadra (Polícia da Catalunha) não confirmam, uma vez que se trata de um caso em investigação judicial e que envolve menores.
11336919
O pai, de 16 anos, confessou na terça-feira às autoridades que atirou o bebé ao rio e foi detido. O juiz decretou que o jovem fosse internado em regime fechado durante seis meses num centro juvenil.
O Ministério Público espanhol considerou o crime como homicídio e o Tribunal Superior de Justiça da Catalunha decidiu tomar esta medida de precaução. O jovem é de origem sul-americana e reside em L'Hospitalet de Llobregat, até onde viajou com os pais para confessar às autoridades o que havia feito.
Segundo o jornal "La Vanguardia", os pais do bebé terão escondido a gravidez. O casal reservou na segunda-feira um quarto de um hostel em Collblanc de l'Hospitalet, onde a jovem deu à luz. Depois limparam o quarto e deixaram o local como se nada tivesse acontecido. Saíram com uma mala para Sant Adrià de Besòs. na terça-feira. e à tarde separaram-se. O pai foi visto a atirar a mala para o rio e testemunhas garantem que entrou depois num bar, encharcado e em estado de choque, até os pais chegarem ao local para o levarem a confessar.
Na quarta-feira, o bebé foi procurado por terra, mar e ar. Unidades de buscas com cães e até um helicóptero foram utilizados para cobrir os 800 metros de área em que se pensa que o bebé poderia estar. Até o fluxo do rio Besòs foi reduzido para facilitar as buscas, mas o corpo ainda não foi encontrado. Até ao momento, só foi encontrada uma mala com roupas e sangue que as autoridades detetaram depois de o pai ter confessado o que aconteceu.
Esta quinta-feira, as operações foram retomadas com o Corpo de Bombeiros da Generalitat, Mossos d'Esquadra, a Polícia local e Salvação Marítima. Desde as 8 horas locais (7 horas em Portugal continental), as autoridades trabalham na área com buscas no rio, vegetação e costa, e agora também no mar, caso o corpo do bebé tenha sido arrastado para a foz do Besòs.