Aquele que é considerado o maior icebergue da Antártida, batizado como B-15, estará prestes a desaparecer no sul do Atlântico.
Corpo do artigo
O icebergue B-15 separou-se do continente gelado em 2000 e, desde então, já viajou mais de 10 mil quilómetros, estando agora a noroeste das Ilhas Geórgias do Sul.
Atualmente, o icebergue desloca-se em direção à linha do Equador e, à medida que se aproxima de zonas mais quentes, é natural que lhe aconteça um fenómeno a que já se assistiu com outras massas de gelo: param com o avanço da água, que os corta "como um conjunto de facas", explicou o glaciologista da NASA Kelly Brunt.
Este grande bloco gelado já tinha uma grande fratura no centro e tinha vindo a separar-se em vários pedaços. Com as correntes, a maioria desses pedaços derreteu, sobrando apenas quatro - com um tamanho suficientemente grande para serem acompanhados pelo Centro Nacional de Gelo, nos EUA.
A descoberta foi feita pelos cientistas da NASA, mas pode vir a não ser a única nos próximos tempos devido às alterações climáticas.