O maior icebergue do Mundo está novamente em movimento depois de se ter libertado de um vórtice onde ficou preso durante a maior parte do ano.
Corpo do artigo
Com 3800 quilómetros quadrados e 400 metros de espessura, o A23a libertou-se da Antártida em 1986, mas ficou preso perto da costa. A profundidade do icebergue fez com que ficasse preso no fundo do Mar de Weddell, parte do Oceano Antártico, onde permaneceu estático durante mais de 30 anos.
O icebergue começou a mover-se para norte em 2020 mas, desde a primavera deste ano, tem girado no mesmo local depois de ter ficado preso numa coluna de água giratória perto das Ilhas Órcades do Sul.
No entanto, há novidades sobre os movimentos do maior icebergue do Mundo. Na sexta-feira, o British Antarctic Survey (BAS) anunciou que o A23a está a deslocar-se mais para norte.
"É emocionante ver o A23a em movimento novamente após períodos de encalhe. Estamos interessados em ver se seguirá a mesma rota que outros grandes icebergues que se desprenderam da Antártida seguiram", disse Andrew Meijers, oceanógrafo do BAS.
Acredita-se que o A23a vai acabar por deixar o Oceano Antártico e entrar no Oceano Atlântico, onde encontrará águas mais quentes. Nessa altura, deverá partir-se em icebergues mais pequenos até, eventualmente, derreter completamente.