Médicos militares do Sri Lanka removeram, este mês, a maior pedra nos rins de que há registo em todo o Mundo.
Corpo do artigo
"A remoção da maior e mais pesada pedra nos rins do Mundo numa grande cirurgia ocorreu em 1 de junho no Hospital do Exército de Colombo", disseram os militares, em comunicado.
De acordo com o exército, a pedra foi removida do ex-sargento Canistus Coonge e pesava 801 gramas, mais de cinco vezes o peso de um rim masculino. A pedra nos rins de Coonge media 13,37 centímetros de comprimento. Um rim tem, em média, cerca de 10 a 12 centímetros de comprimento.
Coonge disse, em declarações à emissora local "Swarnavahini TV", que tinha dor abdominal desde 2020 e que a medicação oral não ajudava. "Disseram-me para fazer uma cirurgia depois de um exame. Agora, sinto-me normal", continuou.
O caso do Sri Lanka ultrapassou o maior depósito renal registado anteriormente, de 620 gramas, num paciente no Paquistão em 2008.
As pedras são depósitos formados quando minerais e sais cristalizam no rim enquanto filtra o sangue. Podem causar dor excruciante, exigindo cirurgia se forem muito grandes e ficarem presas.