Mais de 170 alpinistas e guias turísticos resgatados após erupção vulcânica na Indonésia

O vulcão Semeru, na Ilha de Java, na Indonésia, entrou em erupção na quarta-feira
Foto: Igam Marendra/AFP
Quase mil residentes foram retirados de casa nas imediações do vulcão Semeru, na Ilha de Java, na Indonésia, que entrou em erupção na quarta-feira. Um grupo com mais de 170 pessoas, entre alpinistas e guias turísticos, teve de ser resgatado da montanha, segundo relatos das autoridades locais.
Corpo do artigo
Várias erupções vulcânicas no Monte Semeru, na província de Java Oriental, levaram, ontem, os cientistas a emitir alerta máximo devido aos fluxos piroclásticos, à mistura de gás quente com matéria vulcânica, às cinzas e fragmentos de rocha lançados pela encosta da montanha.
Cerca de mil residentes de três aldeias de alto risco, no distrito de Lumajang, tiveram de ser deslocados para abrigos do Governo, segundo o porta-voz da Agência Nacional de Mitigação de Desastres, Abdul Muhari.
Nas redes sociais, vídeos mostram a densa nuvem de cinzas que se alastra pelas áreas circundantes do vulcão. Ao longo do dia, as erupções cobriram diversas aldeias com cinzas vulcânicas e bloquearam a luz do sol.
Segundo os media locais, alguns moradores foram expostos ao odor do enxofre e dois condutores tiveram acidentes devido às cinzas quentes. Até ao momento, não há registo de vítimas mortais.
Um grupo com mais de 170 pessoas, incluindo alpinistas, guias e funcionários turísticos, ficou isolado na área de acampamento de Ranu Kumbolo, após iniciar a subida ao monte Semeru.
"Eles estão seguros e estão a receber ajuda para voltar", afirmou o chefe do Centro de Vulcanologia e Mitigação de Desastres Geológicos, Priatin Hadi Wijaya, citado pela Associated Press.
De acordo com uma funcionária do Centro, Ranu Kumbolo é uma área segura, localizada fora da principal zona de perigo, a oito quilómetros da cratera. O acampamento fica na encosta norte da montanha, afastada da trajetória do fluxo de nuvens quentes, que se deslocam para sul.
Última grande erupção matou 51 pessoas
O Monte Semeru, também conhecido como Mahameru, entrou em erupção diversas vezes nos últimos 200 anos. No entanto, como acontece com muitos dos 129 vulcões ativos na Indonésia, dezenas de milhares de pessoas continuam a viver perto das suas encostas férteis.
A última grande erupção do Semeru ocorreu em dezembro de 2021, ferindo dezenas de pessoas e matando 51, em aldeias soterradas sob camadas de lama.
A erupção forçou a retirada de mais de 10 mil pessoas e obrigou o Governo a remover cerca de três mil casas da zona de perigo.
A Indonésia, um arquipélago com mais de 280 milhões de habitantes, está localizada no "Anel de Fogo" do Pacífico, uma série de falhas geológicas em forma de ferradura, propensa a terramotos e atividade vulcânica.
