
Nova Deli é uma das cidades mais poluídas do Mundo
Foto: Sajjad Hussain / AFP
Nova Deli registou mais de 200 mil casos de doenças respiratórias agudas em seis hospitais públicos entre 2022 e 2024, segundo dados do Governo, salientando os efeitos adversos do ar tóxico na saúde.
Nova Deli, na Índia, com a sua extensa região metropolitana de 30 milhões de habitantes, é uma das capitais mais poluídas do Mundo.
O Ministério da Saúde da Índia informou o Parlamento, na terça-feira, que a poluição do ar era um dos fatores desencadeantes de doenças respiratórias.
"A análise sugere que o aumento dos níveis de poluição está associado ao aumento do número de pacientes que procuram as salas de emergência", disse o ministro-adjunto da Saúde, Prataprao Jadhav, numa resposta por escrito.
Mais de 30 mil pessoas com doenças respiratórias tiveram de ser hospitalizadas nos últimos três anos.
Uma névoa cobre o horizonte de Deli todos os invernos, quando o ar mais frio retém os poluentes perto do solo, criando uma mistura mortal de emissões provenientes da queima de colheitas, fábricas e tráfego intenso.
Os níveis de PM2,5 - micropartículas cancerígenas pequenas o suficiente para entrar na corrente sanguínea - às vezes aumentam até 60 vezes os limites diários de saúde da ONU.
Um estudo publicado na revista "The Lancet Planetary Health", no ano passado, estimou que 3,8 milhões de mortes na Índia entre 2009 e 2019 estavam relacionadas à poluição do ar.
