Mais de 200 veículos blindados líbios das forças leais a Kadafi chegaram, na noite de segunda-feira, a Agadez, no norte do Níger, escoltados por militares locais, informaram fontes militares francesas e nigerinas citadas pela agência Reuters.
Corpo do artigo
Entre 200 e 250 veículos militares líbios que transportavam oficiais das forças leais a Muammar Kadafi destacados no sul da Líbia entraram esta noite no Níger, provavelmente através da Argélia, de acordo com as mesmas fontes.
Fonte militar francesa disse à Reuters que entre aquele grupo poderá estar o comandante das tropas pró-Kadafi no sul da Líbia, o general Ali Khana.
A mesma fonte acrescentou ter conhecimento de que Kadafi e o seu filho Saif al-Islam poderão estar a considerar juntar-se àquele grupo em direcção ao Burkina Faso, que faz fronteira com o Níger e ofereceu há cerca de duas semanas asilo ao líder líbio e à sua família, apesar de ter reconhecido o Conselho Nacional de Transição, dos rebeldes.
No domingo, uma dezena de elementos próximos de Muammar Kadafi, incluindo o chefe das brigadas de segurança do coronel líbio, saíram da Líbia e entraram em Agadez, depois da mulher do líder líbio e três dos seus filhos terem atravessado a fronteira para a Argélia.
Fonte militar nigerina, citada pela Reuters, informou que muitos outros líbios, incluindo combatentes tuaregues pró-Kadafi, terão entrado no Níger na segunda-feira, procurando refugiar-se perante o avanço dos rebeldes na Líbia.