Um navio de guerra indonésio recuperou esta terça-feira mais de 40 corpos no Mar de Java, no âmbito das buscas pelo avião da AirAsia, que desapareceu no domingo, com 162 pessoas a bordo. Os números oficiais relativos aos corpos recuperados são bastante inferiores mas está formalmente confimado que se tratam dos destroços do voo QZ8501.
Corpo do artigo
"Com base na rádio militar, foi reportado que o navio de guerra "Bung Tomo" recuperou 40 corpos e que o número está a aumentar", disse Manahan Simorangkir citado pela agência de notícias AFP.
As autoridades indonésias confirmaram que os destroços detetados esta terça-feira durante as operações de buscas no Mar de Java pertencem ao avião da companhia de baixo custo malaia, que descolou no domingo da cidade indonésia de Surabaia, com destino a Singapura, onde deveria ter aterrado cerca de duas horas depois.
Os números oficiais das autoridades indonésias relativos ao número de corpos recuperados são substancialmente inferiores aos fornecidos pela Marinha, mas está confirmado que os destroços e corpos são mesmo do voo QZ8501 da AirAsia.
As operações de resgate de alguns corpos foram transmitidas pela televisão. As famílias, presentes no centro de crise em Surabaia, romperam em choro perante as imagens.
Um porta-voz da Marinha disse que uma porta do avião, tanques de oxigénio foram recuperados e levados de helicóptero para testes.
"A dificuldade está nas ondas de até três metros de altura", explicou Fransiskus Bambang Soelistyo, o chefe da Agência de Busca e Resgate, acrescentando que a operação de busca iria prolonar-se pela noite.
Cerca de 30 navios e 21 aeronaves da Indonésia, Austrália, Malásia, Singapura, Coreia do Sul e os Estados Unidos têm estado envolvidos nas buscas.