Maquinista que morreu na Catalunha era de Sevilha e estava a concluir formação profissional

Maquinista tinha 28 anos
Foto: Direitos reservados
O maquinista que morreu num acidente de comboio na cidade espanhola de Gelida, na Catalunha, foi identificado pela imprensa espanhola como Fernando Huerta Jiménez, de 28 anos e natural de Sevilha, que estava a concluir a formação e estágio na Renfe.
O embate do comboio com um muro de contenção que caiu devido a um temporal que atinge a região matou o jovem maquinista e feriu 37 pessoas. No momento do acidente, segundo o "Diario de Sevilla", o maquinista estava na cabine com outros quatro colegas, que sofreram ferimentos graves.
Leia também Um morto e 37 feridos em acidente de comboio na Catalunha
O jovem tinha sido transferido para Barcelona para completar a formação profissional após trabalhar para uma empresa privada de transporte ferroviário. De acordo com a "ABC", muitos jovens de diferentes províncias escolhem a Catalunha para fazer estágios porque "é para onde ninguém quer ir", já que "a rede é mais complexa e os trilhos estão em piores condições".
"Os meus mais profundos sentimentos a toda a família e amigos deste jovem sevilhano que estava em Barcelona para completar a sua formação como maquinista. Toda a cidade solidariza-se e partilha desta tragédia e dor. Que descanse em paz", escreveu o autarca de Sevilha, José Luis Sanz, na rede social X (antigo Twitter).
Mi más sentido pésame a todos los familiares y amigos de este joven sevillano que estaba destinado en Barcelona para completar su formación como maquinista.
- José Luis Sanz (@jlsanzalcalde) January 21, 2026
Para ellos va el abrazo de toda una ciudad que se une a esta tragedia y un dolor que todos compartimos.
Descansa en paz. https://t.co/gGnga2vNaa
A Câmara Municipal de Sevilha anunciou um minuto de silêncio em memória do maquinista sevilhano.
Em Sevilha, era conhecido pelo seu envolvimento com a Irmandade da Macarena e com a claque do Sevilha. "Elevamos as nossas preces a Nosso Pai Jesus da Sentença e a Maria Santíssima da Esperança, para que acolham a sua alma na glória eterna e concedam conforto, força e esperança cristã à sua família, amigos e entes queridos nestes momentos de imensa dor. A Irmandade une-se a eles no luto, partilhando a sua tristeza e acompanhando-os com proximidade fraterna e oração, confiando que a Virgem da Esperança sustentar-los-á e protegerá nestes momentos difíceis. Descanse em paz, irmão", lê-se na publicação da Irmandade da Macarena.
⚫ La Hermandad de la Macarena, en nombre de su Hermano Mayor y Junta de Gobierno, desea expresar su más hondo pesar por el fallecimiento de nuestro joven hermano D. Fernando Huerta Jiménez (27 años), víctima del trágico accidente ocurrido en un tren de la línea R4 de Rodalies a... pic.twitter.com/cj3TBsRJQU
- Hermandad de la Macarena (@Hdad_Macarena) January 21, 2026
Da mesma forma, o Sevilha, clube ao qual o jovem pertencia há 20 anos, lamentou a morte do maquinista. "O Sevilla Football Club expressa as suas condolências à família e aos amigos de Fernando Huerta Jiménez, sócio do Sevilla FC durante 20 anos. O clube deseja estender os seus mais profundos sentimentos à sua família, bem como aos membros da claque organizada Peña Sevillista Triana Fans, à qual pertencia. Que descanse em paz", escreveu o clube.
El Sevilla Fútbol Club expresa su condolencia a los familiares y amigos de Fernando Huerta Jiménez, sevillista socio del club con 20 años de antigüedad. El club desea transmitir todas sus fuerzas a sus familiares, así como a los miembros de la Peña Sevillista Triana Fans a la que... pic.twitter.com/OxdlqA9hBs
- Sevilla Fútbol Club (@SevillaFC) January 21, 2026

