O Presidente da República português, Marcelo Rebelo de Sousa, encontrou-se há um mês exato com o líder histórico Fidel Castro, em Havana, Cuba, onde afirmou que o líder da revolução assinala "um certo tempo".
Corpo do artigo
A 26 de outubro, Marcelo Rebelo de Sousa chegou à capital cubana para uma visita de Estado de três dias, onde esteve reunido com o antigo Presidente e primeiro-ministro de Cuba, naquele que foi retratado pelo jornal oficial do Partido Comunista Cubano, "Granma", como um "amistoso encontro".
Na fotografia do encontro, Fidel Castro aparece com o tradicional fato de treino azul escuro, sentado, sorridente, com Marcelo à sua frente, vestido com fato completo da mesma cor e gravata azul clara.
Durante a sua visita a Cuba, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que Fidel Castro assinala "um certo tempo", lembrando que os jovens da sua geração "acompanhavam à distância" a figura do líder cubano, "uns concordando muito, outros discordando muito".
Por sua vez, o líder histórico cubano agradeceu a Marcelo Rebelo de Sousa, a oposição de Portugal ao embargo económico a Cuba.
Fidel Castro tinha 90 anos e esteve no poder em Cuba durante quase meio século, entre 1959 e 2006, quando se afastou por motivos de saúde. Foram poucas as aparições públicas durante a última década, mas ainda assim foi sempre um anfitrião de Presidentes e de outras personalidades que visitam Cuba.