O secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, chegou a Istambul esta manhã, antes das conversações diretas entre russos e ucranianos, que deverão ter início às 9.30 horas, sob a mediação turca.
Corpo do artigo
Rubio não participará nas conversações entre Moscovo e Kiev, mas espera-se que a delegação norte-americana realize reuniões separadas com ucranianos e turcos, por um lado, e também com os russos, de acordo com fontes turcas.
Ucranianos e russos sentam-se pela primeira à mesa das negociações desde a primavera de 2022, mas a ausência do presidente russo, Vladimir Putin, no encontro deixa esperanças mitigadas sobre eventuais progressos no sentido da assinatura de um acordo de paz.
O próprio secretário de Estado norte-americano disse na quinta-feira à noite que não tinha “grandes expectativas” para a reunião, reconhecendo que a representação russa não estava “ao nível” esperado pelos Estados Unidos.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que começou por anunciar que se deslocaria a Istambul se o seu homólogo russo fizesse o mesmo, disse também que “nada vai acontecer” até que Putin e ele se encontrem.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, que também tinha afirmado querer encontrar-se com Putin em Istambul, acusou Moscovo de não levar as conversações “a sério”.