Navios de guerra das armadas russas do Norte, do Báltico e do Mar Negro vão juntar-se no Mar Mediterrâneo a pretexto dos festejos do Dia da Marinha, informa a agência Interfax citando fonte oficial.
"Dentro de mais ou menos uma semana, um grupo de vasos de guerra da Marinha irão juntar-se sob comando único no Mediterrâneo", precisou a fonte, para "começar a agir como um todo" no dia 29 de julho.
Segundo a mesma fonte, "no primeiro dia terá lugar uma reunião dos comandantes das três armadas a bordo do navio de combate a submarinos Almirante Tchabanenko para precisar as tarefas e o plano de navegação conjunta com comando único".
A fonte militar faz questão de sublinhar que os vasos de guerra russos não se dirigem para a Síria, nem estas manobras estão ligadas à crise síria.
"Não foi colocada essa tarefa. Os navios de apoio irão regularmente entrar no porto de Tartus para reabastecer água, combustível e produtos alimentares. Se houver necessidade técnica, entrarão nesse porto os navios de guerra. Nós não os enviamos para lá para que os marinheiros andem a passear em portos", precisou.
