
Foto: Jalal Morchidi/EPA
Marrocos reabriu o aeroporto da localidade de Tetuão após as fortes chuvas dos últimos dias, e mantém militares destacados em populações afetadas pelas inundações no norte do país, noticia a agência EFE.
A tempestade obrigou ao encerramento das operações em Tetuão (norte) na quinta-feira, embora o aeroporto já funcione normalmente.
A zona mais afetada é a localidade de Alcazarquivir, em Larache (norte), onde os militares permanecem destacados desde quinta-feira para retirar a população face às inundações provocadas pela subida do rio Loukkos e da barragem de Oued El Makhazine.
As autoridades limitaram o acesso da população para evitar que as operações de resgate sejam prejudicadas e suspenderam as aulas nas escolas até o próximo dia 7.
Embora não tenham sido divulgados números oficiais sobre o número de afetados nem os danos provocados pelas inundações, meios de comunicação locais apontam para mais de 20 mil pessoas deslocadas.
Imagens que circulam nas redes sociais mostram bairros alagados, vizinhos deslocados em camiões e lanchas e a instalação de tendas nos campos desportivos da zona para acolher os desalojados.
O país mantém-se em alerta. Entre segunda e quarta-feira, esperam-se novamente rajadas de vento de até 90 km/h, nevadas, chuvas torrenciais e descida das temperaturas, especialmente no norte.
