Marrocos anuncia reconstrução de quase 50 mil casas danificadas pelo terramoto de 2023
O Governo marroquino anunciou, esta segunda-feira, progressos na reconstrução de 49.632 casas danificadas pelo terramoto que atingiu várias províncias montanhosas do centro do país a 8 de setembro de 2023, causando quase três mil mortos.
Corpo do artigo
O chefe do Executivo marroquino, Aziz Ajanuch, dirigiu hoje a décima primeira reunião da comissão interministerial encarregada da execução do programa de reabilitação e reconstrução pós-terramoto, em que foi feito um ponto da situação, informou o Governo marroquino em comunicado.
A nota indica que as autoridades marroquinas emitiram um total de 55.142 licenças de reconstrução de habitações e que mil famílias concluíram a reconstrução das suas casas.
Um total de 57.805 famílias recebeu uma primeira prestação de 20 mil dirhams (1800 euros) para reconstruir as suas casas, num montante total de 1,2 mil milhões de dirhams (110 milhões de euros), anunciou a mesma fonte, que sublinhou que "97% das famílias afetadas beneficiaram da ajuda".
Paralelamente, um total de 63.862 famílias afetadas recebeu um subsídio mensal de 2500 dirhams (230 euros) durante onze meses.
O Governo marroquino informou ainda que foram distribuídos 353.830 quintais de cevada e 28 mil cabeças de gado aos agricultores e pastores afetados e que foram reconstruídos 42 centros de saúde e 111 escolas a tempo de acolher os alunos no início do próximo ano letivo.
O terramoto de 6,8 graus de magnitude atingiu 169 aldeias nas montanhas a sul de Marraquexe em 08 de setembro de 2023, deixando 5.674 feridos e 56 mil casas afetadas, bem como danos importantes em infraestruturas públicas.