Moulay Hassan, príncipe herdeiro de Marrocos, de 15 anos, recebeu um avião personalizado no valor de 57 milhões de euros, oferecido pelo Estado de Marrocos.
Corpo do artigo
O avião privado, modelo Gulfstream G650, tem o escudo real, matrícula personalizada, grande autonomia de voo e um sistema de proteção contra mísseis, desenvolvido por Israel. É o último presente que o Estado de Marrocos ofereceu ao Príncipe Moulay Hassan, o filho mais velho Mohamed VI e herdeiro do trono alauita.
O avião particular e personalizado para o príncipe, cujas características o colocam entre os melhores no ranking daquele modelo, tem o valor de 57 milhões de euros, pode atingir os 1100 quilómetros por hora e voar 13 mil quilómetros sem pausas. Na aeronave há espaço para oito passageiros e quatro assistentes de bordo.
O presente do príncipe tem ainda um número especial atribuído ao avião: CN-AMH. As letras CN são o prefixo atribuído a Marrocos pela Organização da Aviação Civil Internacional. A letra A está associada à "Alteza" e refere-se ao caráter VIP da aeronave. As duas últimas letras, MH, correspondem às iniciais do nome do príncipe, Moulay Hassan.
O jato privado é equipado com tecnologia de Israel, o sistema anti-mísseis Elbit J-Music, um mecanismo de defesa adquirido discretamente no Salão Aeronáutico de Paris por 17 milhões de euros. Este sistema é especificamente dedicado à proteção de aeronaves contra a ameaça de mísseis, sendo que o dispositivo bloqueia o sinal e cria, com um laser, dados falsos que fazem com que o míssil desvie a trajetória.
O avião foi entregue à Força Aérea Real do Marrocos, que já tem outras aeronaves semelhantes. Aterrou em Rabat a 27 de junho, depois de passar um tempo em testes nas instalações da Gulfstream Aerospace, no estado da Geórgia. No dia 29, voou de Rabat para Tangêr, que se localizam a 250 quilómetros de distância, em 8 minutos.
O presente para o príncipe de Marrocos poderá ter sido uma prenda pelo seu 15º aniversário ou apenas pela sua paixão por aviões. O herdeiro vai ingressar no Colégio Real Preparatório de Técnicas Aeronáuticas, em Marraquexe, no primeiro ano do ensino secundário. No entanto, Moulay Hassan continuará os estudos de línguas e protocolos, diplomacia e assuntos do Estado.