Um homem no Paquistão matou a tiro a filha de 16 anos, na terça-feira, depois de esta se ter recusado a apagar a sua conta no TikTok.
Corpo do artigo
Inicialmente, a família da vítima tentou "retratar o homicídio como suicídio", segundo a polícia da cidade de Rawalpindi, onde ocorreu o ataque, perto da capital Islamabad.
Porém, de acordo com um relatório policial, o pai matou a filha de 16 anos "por honra" e foi posteriormente detido. "O pai da menina pediu-lhe que apagasse a conta no TikTok. Perante a recusa, matou-a", disse um porta-voz da polícia à AFP.
No sudoeste do Baluchistão, onde a lei tribal rege muitas zonas rurais, um homem confessou ter orquestrado o assassinato da filha de 14 anos, no início deste ano, devido a vídeos do TikTok que, segundo ele, comprometiam a sua "honra".
O homicídio ocorre depois de, no mês passado, uma jovem de 17 anos e influencer digital do TikTok com centenas de milhares de seguidores, ter sido foi morta em casa por um homem cujas investidas tinha recusado. Sana Yousaf tinha mais de um milhão de seguidores nas redes sociais, incluindo o TikTok, onde partilhava vídeos dos seus cafés favoritos, produtos para a pele e roupas tradicionais.
Vítimas de violência familiar por "honra"
No país de maioria muçulmana, as mulheres podem ser vítimas de violência por parte de familiares por não seguirem regras de comportamento rígidas em público, incluindo online.
No ano passado, um paquistanês que terá filmado o irmão a estrangular a irmã até à morte foi preso no âmbito de um alegado homicídio por "honra".
Em dezembro de 2023, as autoridades detiveram quatro pessoas que alegadamente mataram uma mulher de 18 anos sob a alegada "honra", depois de uma fotografia sua sentada com o namorado se ter tornado viral nas redes sociais. A polícia afirmou que a fotografia tinha sido adulterada e publicada em contas falsas nas redes sociais.
Em 2022, a BBC noticiou que o irmão de uma celebridade das redes sociais foi absolvido do homicídio. Tinha sido condenado a prisão perpétua após ter confessado o homicídio de 2016, alegando que a celebridade tinha envergonhado a família.
Em 2021, Noor Mukadam, de 27 anos, foi decapitada pelo namorado paquistanês-americano, Zahir Jaffer, depois de esta ter rejeitado o seu pedido de casamento, num caso que gerou revolta generalizada. Jaffer foi condenado à morte.
Audiência e rendimento no TikTok
O TikTok é extremamente popular no Paquistão, em parte devido à sua acessibilidade a uma população com baixos níveis de literacia. As mulheres encontraram audiência e rendimentos na aplicação, o que é raro num país onde menos de um quarto das mulheres participa na economia formal.
No entanto, apenas 30% das mulheres no Paquistão possuem um smartphone, em comparação com o dobro dos homens (58%), a maior disparidade do Mundo, de acordo com o Relatório de Disparidade de Género no Telemóvel de 2025.
As autoridades de telecomunicações paquistanesas bloquearam ou ameaçaram bloquear a aplicação repetidamente devido ao que chamam de "comportamento imoral", no meio de reações negativas contra o conteúdo LGBTQ e sexual.