Mau tempo na Europa provocou mortes, acidentes e perturbações nos aviões e comboios
O mau tempo provocou este sábado mortes, acidentes rodoviários e perturbações no tráfego aéreo e ferroviário por toda a Europa ocidental, com milhares de passageiros retidos no principal aeroporto britânico, Heathrow, temendo-se o agravamento das condições meteorológicas no domingo.
Corpo do artigo
Em Londres, milhares de pessoas viram-se obrigadas a "acampar" no aeroporto de Heathrow durante a noite devido ao cancelamento de centenas de voos que deveriam passar pela capital do Reino Unido.
Falando à estação britânica BBC, Jerry Meng, um passageiro norte-americano, comparou o cenário no aeroporto com "um desastre natural", com "centenas de corpos espalhados" pelos terminais.
As temperaturas gélidas também provocaram atrasos e cancelamentos nas principais linhas ferroviárias europeias, incluindo o comboio Eurostar e os comboios de alta velocidade, e as autoridades alertaram que as perturbações vão continuar, antecipando mais nevões para domingo.
Em Cartagena, Espanha, dois homens morreram quando um muro desabou e em Portugal, um idoso morreu depois de ser arremessado contra uma porta pela força do vento em Abrantes. Em Sintra um homem ficou gravemente ferido devido à queda de uma árvore e dois jovens tiveram que ser hospitalizados devido à queda de uma chaminé em Agualva, Sintra.
Em França, as estradas cobertas de gelo provocaram hoje seis mortos, incluindo três soldados que iam juntar-se à força de intervenção no Mali.
O mau tempo provocou também cortes de eletricidade, com centenas de casas sem energia na Irlanda do Norte.
Os serviços meteorológicos de vários países emitiram alertas de mau tempo, prevendo-se chuvas fortes, nevões, agitação marítima e ventos fortes.
No domingo, a neve deverá levar a uma redução de 20% no tráfego aéreo em Heathrow e as autoridades aeroportuárias francesas ordenaram uma redução de 40% nas partidas e chegadas aos aeroportos Charles de Gaulle e Orly.